1. O Tugaleaks foi criado em Dezembro de 2010 por Rui Cruz. A "filial" da Wikileaks em Portugal é um agregador de notícias de movimentos sociais e de activismos vários "que geralmente questionam os interesses económicos e dão a conhecer os casos mais cinzentos da política nacional."

    A premissa é boa, na verdade. Há coisas que "escapam" às malhas da comunicação social portuguesa porque esta é controlada por grupos económicos e o resto da história toda a gente já sabe. Mas a realidade é bem diferente. 

    O Tugaleaks tornou-se numa espécie de tuga (que ironia) que refila por tudo e por nada. A escrita dos artigos é mais que má e não só lhes tira credibilidade como ainda os faz parecer ignorantes. "O Tugaleaks pauta-se para dar todos os dias uma informação diferente, sem alaridos ou femónenos semelhantes que estamos habituados nos media tradicionais. Informação que interessa a todos!" Certo. Mas essas informações não são do interesse geral. Não vou generalizar mas muitas das causas apoiadas pelo Tugaleaks são, na verdade, causas pessoais do seu criador, Rui Cruz.

    Para além disso, o registo de “crónica/artigo de opinião” não está a ajudar o TugaLeaks. O Tugaleaks tem tudo para crescer como website de Jornalismo independente, bastaria para tal uma categorização que diferenciadora da “notícia” e da “crónica”. Defendo que seria uma mais valia para o leitor um relato nu e cru dos factos sem qualquer alusão à opinião pessoal do autor do artigo.

    Não sou só eu que penso assim. Há utilizadores que criticam certas noticias/posições demasiado personalizadas do Tugaleaks mas que veem os seus comentários ferozmente obliterados ou imolados em nome da democracia. Sim, porque quem não concorda ou duvida é corrupto ou fascista...Curiosa esta definição de democracia e liberdade de expressão do Tugaleaks. Façam o que eu digo, não façam o que eu faço. O ego do fundador só tem comparação com a velocidade a que debita chorrilhos de ideias pré-concebidas com uns ares de reacção não fundamentada. Percebo que dizer mal é uma boa forma de ganhar leitores e que o seu apelo é irresistível.

    Para além disso, tentar fundamentar as opiniões sem ter que recorrer somente ao insulto imberbe que todos apreciam era algo que só aumentava a credibilidade do portal. Quando vamos à página do Facebook do Tugaleaks (que já conta com 13 mil likes) encontramos exemplos claros desta "tugice": imagem 1, imagem 2, imagem 3. E não precisei de muito tempo para encontrar tais pérolas. 

    Resumindo e concluindo, o Tugaleaks faz tanto pelos portugueses como a TVI: dá-nos informação desinteressante de modo bombástico. E o povo gosta.

  2. 0 comentários:

    Enviar um comentário

    Adicione sal ou pimenta ao que fritei