1. Agora muito se tem falado da Geração à Rasca, a geração dos 500€, que é preciso mostrar o nosso descontentamento para com este estado de coisas...Que o poder de mudança está nos jovens, etc. Tudo bem. É bom lutar por alguma coisa...Mas, na minha óptica, aquele protesto de sábado, dia 12, vai ser mais um "protestozito" que não vai dar em nada. Aquilo não vai adiantar de nada. Estou a ser pessimista, eu sei, mas é o que eu penso. O protesto não vai mudar os políticos que temos, não vai mudar as politicas a que temos assistido até agora, não vai alterar o comportamento do parlamento. Vamos continuar a ouvi-los a dizer "é preciso apertar o cinto" e depois anuncia-nos mais umas quantas medidas de austeridade, etc.
    "Então, já que estás armando em espertinho, diz lá o que propões?"
    Não é com "protestoszitos" que se mudam as coisas...É com uma revolução! Mas a sério!
    "Lá estás tu com as ideias estapafúrdias!"
    Não é um revolução à 25 de Abril, é um revolução estrutural da maquina governamental!
    "E como é que se faz isso?"
    Não é com protestos onde a "geração à rasca" quer é aparecer (ainda por cima ao sábado). É com um ideia bem estruturada e que se possa apresentar a toda a população para que finalmente abram os olhos!

    Por isso cá vão as minhas 10 ideias para reestruturar a máquina governamental:

    1. Avançar, finalmente, com a Regionalização (ele há cada coisa! Vejam o que descobri na Wikipédia, sim a Enciclopédia que todos nós consultamos)
    2. Reduzir o número de autarquias e freguesias
    3. Reduzir o número de deputados e o seu salário e, de seguida, acabar com as suas "exageradas regalias", como por exemplo a de um deputado com doze anos de serviço tenha direito à reforma por inteiro...
    3.1 Abolição de quaisquer ajudas de custo, subvenções, subsídios ou quaisquer outros custos adicionais ao salário (aplicam-se aos salários pagos pelo Estado)
    3.2 Redução do salário de autarcas e vereadores para metade do actual
    3.3 Redução da frota automóvel do estado para metade da actual com progressiva redução para 1/3
    4. Acabar com a lei que permite acumular (há quem tenha reforma de deputado, gestor, ministro, etc) várias reformas e definir um "tecto" para as reformas (Olhem aqui)
    5. Manter no estado as empresas dos sectores estratégicos, ( agua, luz e transportes públicos ) podendo-se privatizar o resto.
    6. Criar um tecto salarial para os gestores públicos (não podem ganhar por ano mais do que o Presidente da República) Ah e controlar as regalias e os tão apetitosos prémios
    7. Fortalecer o sector bancário e coloca-lo, através de regulação apropriada e eficaz ao serviço das empresas e comunidade, visando o desenvolvimento homogéneo do país. (URGENTE! Há grandes ideias que caem por terra porque os bancos não querem emprestar dinheiro...)
    8. Rever os conteúdos do secundário (e os do Ensino Básico) e perceber porque os manuais mudam todos os anos, e pior, os manuais não são iguais em todas as escolas...
    9. Reestruturar todo o sistema de ensino e rever o sistema de pagamento de propinas no Ensino Superior
    10. Apoiar (mesmo!) a Ciência e a Inovação (sim, por daqui é que saem as verdadeiras ideias que podem colocar Portugal na vanguarda! Vejam a NS (que vem com o Jornal de Noticias ou Diário de Noticias) de dia 5 de Março)
    11. Apostar fortemente na Cultura
    12. Reestruturar os apoios da Agricultura e Pescas (são sectores fundamentais em Portugal. Temos um potencial enorme! Porque vamos tentar copiar os alemães naquilo em que não somos bons? Temos de marcar a diferença naquilo em que realmente somos excelentes!)
    EXTRA:
    13. Olhar para o mar como fonte de rendimento (nós temos a maior ZEE (Zona Económica Exclusiva) da Europa! Ou seja ninguém tem mais mar em "seu poder" do que Portugal...No entanto só se pensa no mar por causa das praias...
    14. Reestruturar todo o aparelho das Forças Armadas Portuguesas. Não sei porquê mas aqui parece-me fundamental mexer...Apesar de ser algo difícil de se conseguir...


    E aí ficam as minhas 12 + 2 ideias para reestruturar Portugal...Pequenas ideias que podem fazer muita diferença...Mas os políticos estão interessados noutras coisas...


    PS: Já agora ficam esta e esta ideia...


  2. 0 comentários:

    Enviar um comentário

    Adicione sal ou pimenta ao que fritei